O País – A verdade como notícia

Pioneer Foods recolhe do mercado moçambicano sumo Ceres 100% de maçã

No último mês de Outubro, a Pioneer Foods recolheu em Moçambique três lotes específicos de sumo Ceres 100% maçã, embalagens de 200ml, após análises de rotina terem revelado um potencial risco num lote específico do concentrado de sumo de maçã fornecido por um provedor externo, contendo níveis elevados de patulina.

A patulina é uma microtoxina que se desenvolve naturalmente e que está normalmente associada às maçãs. É improvável que o consumo dos produtos afectados durante um curto período de tempo e nas concentrações encontradas tenha provocado quaisquer sintomas.

“No entanto e porque a saúde e o bem-estar dos nossos consumidores são a nossa principal prioridade e preocupação, a Pioneer Foods decidiu de forma célere recolher voluntariamente o produto já distribuído no mercado, evitando potenciais danos”, lê-se no comunicado da empresa.

A Pioneer Foods diz ter notificado, de imediato, as autoridades reguladoras de Moçambique, designadamente, a Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e Instituto Nacional de Normalização e Qualidade (INNOQ), bem como as respectivas autoridades de África do Sul.

Também o distribuidor da Pioneer Foods em Moçambique procedeu, rapidamente, ao rastreamento do stock em causa, de forma a isolá-lo para destruição supervisionada. A Pioneer Foods afirmou, que o único produto potencialmente afectado em Moçambique é o pacote de 200ml de sumo Ceres 100% maçã, com as datas específicas (PD 14.06.2021/BB 14.06.2022; PD 21.06.2021/BB 21.06.2022; PD 22.06.2021/BB 22.06.2022), com o código de barra 6001240200018).

O distribuidor da Pioneer Foods em Moçambique disse ter estado a trabalhar de forma incansável para recuperar todos os produtos potencialmente afectados, sendo mínima a possibilidade de existirem ainda no mercado alguns destes pacotes de sumo.

“Nenhum outro sumo da ceres é afectado por esta recolha de produto, sendo seguro o seu consume”, refere o documento.

A Pioneer Foods é uma empresa que se orienta por valores assentes na confiança, orgulhando-se da mais alta qualidade de todas as suas marcas, especialmente a Ceres, uma marca emblemática em Moçambique e em todo o continente africano. A Ceres orgulha-se da sua herança de elevada qualidade e consistência há mais de 40 anos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos