O País – A verdade como notícia

Petromoc com gás suficiente para abastecer o mercado

A empresa Petróleos de Moçambique (Petromoc) assegura que tem gás doméstico suficiente para alimentar a procura, cada vez mais crescente. De acordo com o director de operações da empresa no Terminal Oceânico da Matola, a procura elevada que se assiste, em particular na capital do país e na cidade de Matola, resulta da fraca capacidade de carregamento da fonte aos postos de revenda. A capacidade máxima de armazenamento de combustíveis naquela empresa moçambicana é de 410 mil metros cúbicos e desta, a companhia usa apenas 40 a 50 por cento.

Ainda assim, a empresa moçambicana garante que com quantidades reservadas está em condições de abastecer o mercado. “Temos gás armazenado suficiente para abastecer o mercado. O consumo do gás aumentou nos últimos tempos, provavelmente derivado da componente preço”, argumentou Vicente Fringe, director de operações da Petromoc.

O Terminal Oceânico da Petromoc na Matola recebe combustíveis diversos, nomeadamente gasolina, gasóleo, gás doméstico e Jet, combustível usado em aeronaves, que chegam à empresa transportados em navios vindos de países que abastecem a Moçambique, e por sua vez a Petromoc distribui para quase todas gasolineiras que estão na zona sul do país.

Ontem, o administrador da Matola visitou as instalações da Petromoc na Matola.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos