O País – A verdade como notícia

Petrolífera holandesa Shell prevê escassez de gás natural

A companhia petrolífera, anglo – holandesa Shell, adverte que poderá haver escassez do gás natural liquefeito (GNL) no mercado, até meados da próxima década, a menos que sejam realizados, brevemente, novos investimentos, escreve a AIM.

O Japão continua a ser o maior importador mundial de GNL e a China passou a ocupar a segunda posição depois de destronar a Coreia do Sul. O crescimento que se regista na China deve-se a adopção de novas medidas para reduzir o consumo de carvão natural como forma de combater a poluição atmosférica.

A Shell adverte, no entanto, que “na sequência da onda de investimentos realizados entre 2011 e 2015, as decisões finais de investimento de (novos) projectos do GNL quase pararam”.
A Shell acrescenta que regista-se um novo fenómeno, pois os compradores tendem a assinar contractos mais curtos e para menores volumes. Aliás, a média dos contractos rubricados no ano passado é inferior a sete anos.

O relatório não menciona Moçambique, já que a Shell não tem participações na bacia de Rovuma, rica em gás, na província de Cabo Delgado, norte do país. No entanto, a Anadarko Petroleum Corp, com sede em Houston, operadora da Área 1, está celebrando paulatinamente contractos com compradores do GNL para viabilizar o projecto que se propõe a implementar em Moçambique.

A fábrica do GNL da Anadarko terá capacidade para produzir cerca de 12 milhões de toneladas do GNL por ano, a fábrica detém uma participação de 26,5 por cento. A multinacional norte-americana lidera um consórcio que também integra a Mitsui do Japão com 20 por cento, ONGC Videsh (16), Oil India (4), BPRL Ventures (10) e PTT da Tailândia (8,5).

Anadarko não será a primeira empresa a produzir e exportar GNL em Moçambique. A empresa italiana de energia ENI e seus parceiros estão construindo uma instalação flutuante do GNL no campo de gás Coral Sul na Área 4 da Bacia do Rovuma, que deverá iniciar as exportações em 2022.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos