O País – A verdade como notícia

Pessoas com 50 anos ou mais serão vacinadas a partir da próxima semana

O Ministério da Saúde vai imunizar, a partir da próxima semana, todos os indivíduos com idade igual ou superior a 50 anos, a viverem nas áreas urbanas.

Depois de ter vacinado, nesta segunda fase, em todo o país, cerca de 240 mil cidadãos, com os lotes de mais de 300 vacinas da iniciativa COVAX, recebidas hoje e as que ainda vão chegar ao país, o sector da Saúde mostra-se confiante na luta contra a pandemia da COVID-19.

“Esta nova etapa que iremos iniciar, irá abranger cidadãos com idade igual ou superior a 50 anos e outros grupos que não foram abrangidos nas outras duas fases de vacinação”, explicou Benigna Matsinhe, Directora Nacional Adjunta de Saúde Pública.

Durante a habitual actualização de dados, Benigna Matsinhe avançou que este grupo vai se juntar ao já imunizado grupo de doentes com diabetes, reclusos, doentes em terapia e população com mais de 50 anos a viverem em centros de acomodação.

A directora nacional adjunta de Saúde Pública disse, ainda, que com os lotes de vacina que o país está a receber, o stock será suficiente para concluir a 2ª fase de vacinação e ainda avançar para mais.

“Com estas vacinas, nós iremos concluir com a segunda fase da campanha e ainda poderemos avançar para uma terceira fase, tendo em conta que muitos dos indivíduos com idade acima de 50 anos, padecendo de algumas doenças, já foram vacinados” concluiu.

O sector apela à adesão de todos os grupos visados, como forma de travar a onda de propagação da doença e desta forma evitar o colapso do sistema de saúde.

Com os lotes, frutos da iniciativa COVAX, o Ministério da Saúde diz que vai imunizar mais de um milhão de pessoas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos