A solução para educação e o desemprego são as duas principais promessas que os eleitores estão interessados nos manifestos eleitorais dos partidos políticos que concorrem às eleições de 15 de Outubro próximo.
Este é o resultado preliminar de uma pesquisa que está a ser realizada pela Universidade LÚRIO, na província de Cabo Delgado, intitulado análise dos sentimento dos utilizadores do Facebook para eleições 2019.
A Pesquisa sobre a campanha eleitoral iniciou exactamente no dia 31 de Agosto último, e basicamente, esta virada na recolha de dados a partir da rede social facebook, onde são filtradas e analisadas as reações dos potenciais eleitores, em relação aos manifestos eleitorais dos partidos.
Com esta pesquisa, além de avaliar as preocupações dos potenciais eleitores, os investigadores pretendem no futuro, utilizar o mesmo método para realizar sondagens das tendências de voto antes das eleições.
A pesquisa está a ser feita nas cidades de Maputo, Beira e Nampula, as três principais capitais do país, e deverá terminar a 10 de Outubro próximo, mas os resultados finais só poderão ser conhecidos no primeiro semestre de 2020.