O País – A verdade como notícia

Pesca com redes mosquiteiras e violação à veda continuam a preocupar Governo

A pesca com recurso a redes mosquiteiras e o desrespeito ao período da veda continuam a figurar entre os principais desafios para o sector pesqueiro em Moçambique. O Governo assegura que tem intensificado o trabalho de sensibilização para combater os males.

Na campanha pesqueira 2020-2021, o Governo espera grandes resultados. O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas diz estar a estar a trabalhar no sentido de trazer resultados animadores em termos de captura de peixe, embora prevaleçam desafios.

“Temos que trabalhar com pescadores com vista a reduzir ou retirar o uso de redes mosquiteiras na pesca. Temos também o desafio que é relacionado com o controlo do período da veda”, disse Cassamo Júnior, director-geral adjunto da Administração Nacional de Pescas (ADNP).

“Precisamos de garantir que a veda seja cumprida para que nos próximos anos possamos ter os melhores rendimentos que vão contribuir, de certa forma, para o aumento do rendimento dos pescadores e na melhoria do bem-estar socioeconómico”, frisou o responsável.

O Governo já tem traçadas as linhas que quer potenciar para o aumento da actividade pesqueira. A aquacultura está entre os destaques.

“Temos como bandeira a aquacultura. Estamos a promover a aquacultura a nível nacional porque ela tem um papel importante no aumento da produção pesqueira ao nível do nosso país, considerando o potencial pesqueiro no geral”, afirmou o director-geral adjunto da DNAP.

O Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas lançou este sábado as comemorações que antecedem o Dia Mundial da Pesca. O plantio de mangais foi uma das actividades levadas a cabo em Maputo. O conselho comunitário de pesca no bairro dos pescadores enalteceu o acto, avançando que tem respeitado os ecossistemas marinhos.

O dia mundial da pesca celebra-se a 21 de Novembro. Várias actividades serão levadas a cabo em todo país ao longo da semana, sendo que o dia da efeméride será o culminar das comemorações.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos