O País – A verdade como notícia

Peru escolhe novo Presidente em ambiente de polarização

Mais de 25 milhões de eleitores estão inscritos para escolherem, domingo, entre a candidata de direita, Keiko Fujimori e o de esquerda, Pedro Castillo, na segunda volta das eleições presidenciais no país.

Na primeira volta, que decorreu em 11 de Abril, Pedro Castillo, do partido de esquerda radical Peru Livre, recebeu 19% dos votos, e Keiko Fujimori, do partido Força Popular, obteve 13,3% dos votos.

Segundo escreve o Notícias ao Minuto, a segunda volta das presidenciais no Peru realiza-se num ambiente de extrema polarização política e com um grande desinteresse da população. O país teve quatro Presidentes entre 2016 e 2021 e a corrupção governamental continua a ser um tema forte no país.

Pedro Castillo, professor de ascendência humilde e camponesa, é o dirigente do sindicato dos professores e o seu primeiro grande contacto com a política peruana foi como gestor de uma greve geral no sector que, em 2017, colocou em xeque o Governo do então Presidente Pedro Pablo Kuczynsky.

Já Keiko Fujimori é apontada como exemplo paradigmático de todas as más práticas da política no Peru, mas agora foi reconvertida na esperança de salvar o modelo económico e social liberal estabelecido pelo seu pai.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos