O País – A verdade como notícia

Persiste alerta de chuvas intensas e inundações urbanas no sul e centro do país

Há previsão de prevalência de chuvas fortes, localmente muito fortes, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajadas fortes, este sábado, nas regiões sul e centro do país.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), as províncias onde há previsão de mau tempo são Sofala, Manica, Tete e Zambézia, Inhambane, Gaza e Maputo. Nestas regiões, as chuvas podem atingir 50 a 75 milímetros, em 24 horas.

Em face desta previsão, de mau tempo, a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos (DNGRH) alerta para o agravamento de inundações urbanas, nas próximas 48 horas, no distrito de Dondo e cidade da Beira, “devido a acumulação de águas pluviais”.

Para evitar o pior, a DNGRH apela, em nota envida ao “O País”, à observância de medidas de precaução, tais como: evitar atravessar leitos dos rios, vigiar as crianças para que não se façam às valas de drenagem, poços e depressões, sob pena de serem arrastadas pela força das águas.

Aos automobilistas de veículos de suspensão baixa, a instituição diz que deve haver cuidado ao se fazerem às ruas nos bairros periurbanos.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos