O País – A verdade como notícia

Pelo menos 560 mil pessoas passam a ter água potável no Grande Maputo

Pelo menos 560 mil pessoas passarão a ter água potável na região do Grande Maputo, a partir da Estação de Tratamento de Água de Sábiè, localizada na província de Maputo, inaugurada hoje, pelo Presidente da República.

Filipe Nyusi disse que o empreendimento vai mitigar a crise de água na cidade e província de Maputo.

A Estação de Tratamento de Água de Sábiè tem uma capacidade de produzir 60 mil metros cúbicos de água, numa primeira fase. Numa outra fase, poderá produzir 120 mil metros cúbicos.

Nyusi disse que com a Estação de Tratamento de Água de Sábiè as restrições no fornecimento de água ficam para a história e haverá água 24 horas por dia.

O Chefe do Estado mostrou-se satisfeito com a tecnologia aplicada na Estação de Tratamento de Água de Sábiè, sobretudo pelo facto de ter um forte contributo de jovens engenheiros moçambicanos.

Orçado em mais de dois mil milhões de meticais, o empreendimento é resultado de um acordo de financiamento entre o Governo de Moçambique e o Banco Mundial.

Filipe Nyusi, apelou aos residentes de Sábiè, distrito de Moamba, e aos residentes da região do Grande Maputo que usem o recurso com responsabilidade.

“A água revelou-se ser muito mais importante devido ao momento de pandemia em que o mundo atravessa, pois é indispensável para a lavagem das mãos. A água é um recurso essencial para o desenvolvimento sustentável do país”, disse Nyusi.

Por seu turno, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, João Osvaldo Machatine,  reiterou que o seu ministério está motivado a continuar com mais projectos de expansão do acesso a água.

Já o representante do Banco Mundial em Moçambique, financiador da infra-estrutura, disse que “o projecto é um sucesso” e que o banco continuará a apoiar as iniciativas do Governo moçambicano, para melhorar o nível de vida das populações.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos