O País – A verdade como notícia

Pelo menos 29 vítimas de acidentes de viação em 24 horas

Os Serviços de Urgência do Hospital Central de Maputo receberam pelo menos 29 pessoas em consequência de acidentes de viação, ao longo do dia 24 de Dezembro. O HCM disse que não há registo de mortos e assegurou estar preparado para responder ao fluxo de pacientes

Calmas. É assim como o Hospital Central de Maputo descreve as 24 horas que antecederam a festa do Natal. É que o número de pacientes que deram entrada nos Serviços de Urgência, no dia 24 de Dezembro, reduziu em cinco por cento, comparativamente ao mesmo período do ano passado.

“ Consideramos que esteve calmo, porque entrou um total de 739 pacientes, dos quais 635 foi por doença, e 29 por acidentes de viação”, disse a directora clínica, Farida Urci.

E os 29 pacientes que sofreram com acidentes de viação estão fora de perigo, apesar de um estar na sala de reanimação.

“Ninguém faleceu, cinco pacientes encontram-se ainda na sala de observação de cirurgias, três foram a ortopedia, 21 tiveram alta e um foi a sala de reanimação. Suspeitávamos que o paciente tivesse um traumatismo craniano severo, devido ao nível de inconsciência que tinha, mas depois dos exames percebemos que se tratava de uma intoxicação por álcool”, explicou Urci.

Além de ter sangue suficiente, o HCM tem unidades para doar a outras unidades.

“Temos 620 unidades de sangue e acreditamos que serão suficientes para toda quadra festiva. Além disso, também temos 38 unidades dos grupos sanguíneos A e B positivos para dar as outras unidades sanitárias do grande Maputo caso precisem. As carências continuam no sangue do tipo negativo, mas penso que vamos conseguir trabalhar sem sobressaltos”, disse a directora clínica do Hospital Central de Maputo.

Dos pacientes que deram entrada nos serviços de urgência do HCM na segunda-feira, destacam-se pessoas com hipertensão e diabetes que não tomaram comprimidos e exageram em comidas incompatíveis com o seu estado de saúde. Por isso, apela-se à moderação.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos