O País – A verdade como notícia

Pedro Nunes regressa à selecção de hóquei em patins

Está confirmado. Pedro Nunes, técnico português que em 2011 levou Moçambique ao histórico quarto lugar no Mundial de hóquei em patins, em San Juan, na Argentina, irá orientar a selecção nacional no Campeonato Africano da modalidade, prova a realizar-se em Angola de 8 a 10 de Março.

O facto foi confirmado hoje ao “O País” pelo presidente da Federação Moçambicana de Patinagem, Nicolau Manjate.

“Posso lhe garantir que chegámos a acordo com Pedro Nunes para treinar a selecção nacional de hóquei em patins  no Campeonato Africano.  Tivemos várias conversações com o treinador e, porque ele conhece muito bem o grupo de trabalho, foi de certa forma fácil chegar a um acordo com ele. O Pedro Nunes é uma pessoa com conhecimento sobre o hóquei em patins, pelo que cremos que vamos ter uma boa prestação no Campeonato Africano”, disse Nicolau Manjate em contacto telefónico com “O País”.

Nunes vai-se juntar, assim, ao grupo de trabalho no dia 6 de Março, em Luanda, Angola, sendo que o objectivo passa por ocupar o primeiro lugar no “Africano” que dá acesso ao Mundial marcado para 7 a 14 de Julho, em Barcelona, na Espanha.

Moçambique vai discutir o acesso ao Mundial diante de Angola e Egipto, uma vez que a África do Sul desistiu da prova devido a problemas organizacionais.

Estão já qualificadas para o Mundial sete selecções, nomeadamente Espanha, Portugal, Argentina, Itália, França, Chile e Colômbia.

Ao nível interno, a selecção nacional cumpre hoje o último treino em solo pátrio com apenas os atletas locais, sendo que os que evoluem na Europa só serão integrados no palco da competição, ou seja, a 6 de Março.

Estão a trabalhar sob o comando de Pedro Tivane, seleccionador-adjunto, e Pedro Pimentel, director técnico da Federação Moçambicana de Patinagem, os atletas Arnaldo Queiroz, Alfredo Mandlate, Kevin Pimentel Simões, Pedro Pimentel Júnior, Rafael Elias, Rodrigo Xavier, Ivan e Spiros Esculudes, Artur Jorge Mapinguissa, Mário Alcides e Macário Joaquim, Lucas Salvador Cossa, David Severino Tuaibo, Manfrede Calange e Michael Machaúle.

Destes, apenas seis é que seguem viagem para Angola para disputar o Campeonato Africano.
 
Angolanos destacam valor de Moçambique
O seleccionador nacional de hóquei em patins de Angola, Fernando Fallé,  destacou a importância do jogo diante de Moçambique no quadro do Campeonato Africano de hóquei em patins que Angola acolhe de 8 a 10 do corrente em Luanda. Para Fallé, é um jogo para vencer e capitaliza o trabalho do grupo.

"Gostava que a África do Sul viesse. A nossa preparação está a ser feita para ganhar a Moçambique e outros concorrentes. Certo é que o jogo com Moçambique vai ser decisivo", referiu o treinador em entrevista ao Jornal dos Desportos.

Sexta-feira, a pré-selecção angolana de hóquei em patins realizou o primeiro amistoso na Cidadela Desportiva. Fernando Fallé e pupilos escolheram o Petro de Luanda, 5º classificado do último campeonato nacional de Angola,  para testar a prontidão segundo a publicação Jornal dos Desportos.

Na quinta-feira, o seleccionador nacional efectuou uma triagem ao grupo e ficou com oito jogadores de campo e dois guarda-redes. Fallé afastou o guarda-redes Beto e os atletas de campo Chiquinho e Pi.

Depois de defrontar o Petro de Luanda, Fallé espera efectuar mais um jogo com algum adversário que ofereça dificuldades à equipa nacional. O treinador realçou a dificuldade de encontrar tal adversário, na medida em que não há qualquer competição em andamento no país.

Amanhã, está prevista a integração de Humberto Mendes "Big" e de Martin Payero, que jogam no campeonato de Espanha, André Centeno e Francisco Veludo (na Itália) e João Pinto (Sporting de Portugal). A próxima sessão de treino da equipa nacional pode contar já com os "europeus" e ser efectuada no palco do campeonato africano.

Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação de Patinagem, disse que há questões técnicas a inviabilizar a preparação da selecção nacional naquele recinto, mas "o gestor do pavilhão e o Ministério da Juventude e Desportos comprometeram-se a disponibilizar o pavilhão principal a partir de segunda-feira".

Além de Moçambique, são esperadas as selecções da África do Sul e do Egipto. O Campeonato Africano apura para o Mundial de 7 a 14 de Julho, em Barcelona (Espanha), inserido nos Jogos Mundiais da Patinagem.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos