O País – A verdade como notícia

Peça inspirada num encontro entre Eduardo Mondlane e Olof Palme lançada em Maputo

A peça radiofónica Um almoço simples em Vällingby foi escrita pelo escritor sueco Henning Mankell, que viveu e trabalhou em Moçambique. Com 39 minutos de duração, a peça que conta com Jorge Vaz e Adelino Branquinho no elenco foi lançada esta noite, na Cidade de Maputo, numa recepção proporcionada pela Embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnergren.

 

Entre Setembro de 1964 e Outubro de 1967, Eduardo Mondlane visitou a Suécia em cinco ocasiões com a pretensão de procurar apoio para a FRELIMO, que, na ápoca, lutava contra a dominação colonial portuguesa. Numa dessas viagens a Estocolmo, para não chamar atenção, Mondlane manteve um encontro longe dos holofotes em Vällingby, em casa de Olof Palme. Segundo lembra uma nota da Embaixada da Suécia, naquele subúrbio a oeste da capital Estocolmo muitas discussões políticas importantes ocorreram na cozinha de Palme (enquanto preparava almoços para os seus convidados: batatas fritas e salsichas), inclusive, com o então Presidente da FRELIMO.

Na verdade, este episódio verdadeiro, no entanto, pouco divulgado, inspirou Henning Mankell a escrever a peça radiofónica En enkel lunch i Vällingby, ou seja, Um almoço simples em Vällingby. No país, a peça radiofónica foi lançada esta terça-feira, numa recepção que teve a Embaixadora da Suécia em Moçambique, Mette Sunnergren, como anfitriã. Referindo-se à peça radiofónica agora lançada em Maputo, a diplomata explicou: “Ao traduzir esta dramaturgia para português e transmiti-la em Moçambique, a Embaixada da Suécia procura dar destaque à história que os nossos dois países partilham e que está profundamente ligada aos valores universais dos direitos humanos, democracia, liberdade de expressão e educação”.

Na adaptação do Mutumbela Gogo, o texto Um almoço simples em Vällingby, de Henning Mankell, traduzido por Solveig Nordlund, foi interpretado pelos actores Jorge Vaz, no papel de Eduardo Mondlane, e Adelino Branquinho, no papel de Olof Palme. A direcção da peça com 39 minutos de duração coube à encenadora Manuela Soeiro e a ficha técnica ainda inclui Julieta Mussanhane (narração), Samo Elias (sonorização e montagem).

Um almoço simples em Vällingby é resultado de uma parceria entre a Embaixada da Suécia em Moçambique, o Teatro Avenida e a Rádio Moçambique. Na Cidade de Maputo, a peça foi lançada por ocasião do Dia Nacional da Suécia, que se assinala a 6 de Junho de cada ano.

Entre os convidados à sessão de lançamento de Um almoço simples em Vällingby estiveram a Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, o Reitor da Universidade Eduardo, Orlando Quilambo, jornalistas e actores. Em breve, a adaptação inspirada no encontro entre Eduardo Mondlane e Olof Palme chegará à(s) rádio(s) nacionais.

Olof Palme foi Primeiro-Ministro sueco. Na Cidade de Maputo, há uma avenida em seu nome.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos