O País – A verdade como notícia

PCA do Grupo Soico distinguido com Prémio Personalidade 2019

Devido ao seu contributo e destaque no sector de media e desenvolvimento de Moçambique, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Grupo Soico, Daniel David, recebeu o Prémio Personalidade 2019 na gala organizada pela Fundação Associação Industrial Portuguesa (AIP), em parceria com Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

Falando ao “O País” momentos depois de receber o prémio, Daniel David agradeceu pela distinção: "este reconhecimento é de todos os colaboradores do Grupo Soico, os mais de setecentos trabalhadores que sempre contribuíram para que o grupo continue a crescer".

Daniel David, lembre-se, foi considerado um dos 15 maiores empreendedores de África pela Emerging  Entrepreneur Of The Year 2007/Ernst & Young.

Tornou-se um dos homens mais influentes de Moçambique ao criar, no ano 2000, o Grupo Soico, maior grupo de media no país, um canal de televisão generalista, a STV, em 2002, um canal internacional de notícias, por cabo, em 2014, o jornal diário “O País”, em 2005, e uma emissora de rádio, Sfm, em 2004.   

Lançou o Fórum Económico e Social de Moçambique (Mozefo), ocupando um espaço de diálogo intersectorial e inter-geracional.
Através do Mozefo, assumiu a missão de contribuir para um crescimento económico acelerado, inclusivo e sustentável de Moçambique, reunindo os sectores privado, público e sociedade civil numa plataforma de debate com vista a identificar desafios e propor soluções para um crescimento mais humanizado.

Em 2014, foi nomeado presidente da Câmara do Comércio Moçambique-Portugal, tendo contribuído para o incremento das relações bilaterais.

A gala de ontem contou com a presença dos ministros da Indústria e Comércio, Ragendra de Sousa; e da Agricultura e Segurança Alimentar, Higino de Marrule. Foi presidida pelo ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira. Contou ainda com a participação da embaixadora de Portugal em Moçambique, Maria Paiva; representante do presidente da Fundação AIP, Pedro Braga, e serviu, igualmente, para distinguir empresas que se têm destacado em várias categorias, como são os casos do Grupo Visabeira, que levou o Prémio Ambiente e Sustentabilidade.

A empresa Sumol Compal mereceu o Prémio Agro-Alimentar Exportação 2019. Já o Prémio Indústria Metalomecânica 2019 foi atribuído à empresa Martifer Visabeira. Por sua vez, a organização atribuiu o Prémio Carreira Empresarial 2019 ao director-geral da Tropigália, Adolfo Correia, e o Prémio de Apoio ao Investimento 2019 ficou com o presidente do BCI, Paulo Sousa.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos