O País – A verdade como notícia

Paulo Oliveira no mítico Rally Dakar

Foto: Olho Clínico

Inédito. E motivo bastante para exultar. Moçambique irá participar, pela primeira vez na sua história, no renomado e prestigiante Rali Dakar, competição a realizar-se de 2 a 14 de Janeiro, na Arábia Saudita. Paulo Oliveira, piloto que se tem vindo a destacar em provas internacionais, vai levar a bandeira nacional a mais um evento de grande dimensão, na qual deverá percorrer 8500 quilómetros (12 etapas) ao volante de um moto-todo-terreno, num circuito complicadíssimo com montanhas, dunas e pedras.

Ainda assim, mostra-se confiante numa boa prestação e valorização, uma vez mais, da multicolor bandeira nacional.

“Irei fazer de tudo para honrar o nome do nosso país e da nossa bandeira. O nosso principal objectivo é terminar a prova, cumprir com os 8500 quilómetros”, prometeu Paulo Oliveira, sexta-feira, durante a audiência com o secretário de Estado de Desporto (SED), Gilberto Mendes.

Em Março, e em mais uma representação internacional assinalável, Paulo Oliveira conquistou o campeonato do mundo de todo-o-terreno em Baja, na Jordânia. Agora, e face às adversidades que espera encontrar, não eleva a fasquia. Pelo contrário! Reconhece que irá encontrar uma realidade completamente diferente das outras provas internacionais, sendo que o objectivo passa por lutar por uma prestação digna.

“Não me passa pela cabeça lutar por isso. É preciso compreender que existem equipas de fabricantes ligadas a esta competição, que são 100% profissionais. Que trabalham 365 dias ao ano. O nosso propósito é trabalhar dia após dia e competir com qualquer piloto”, deixou claro o piloto.

A qualificação para o mítico Rally Dakar foi arrancada em Outubro do ano passado, quando o piloto Paulo Oliveira se evidenciou nas provas de classificação realizadas em  “Andalucia Rally”, na Espanha.

“É um grande desafio que precisa de muito esforço. É preciso saber gerir o esforço físico, pois o rally exige muito disso, para além da objectividade. E não podemos trocar de motorizada, nem do motor, o que significa que temos de aguentar os 12 dias e a competir ao mais alto nível”, revelou Paulo Oliveira.

Em 2020, Paulo Oliveira elevou bem alto a bandeira de Moçambique, ao tornar-se no primeiro piloto do país a qualificar-se para 43.ª edição Rali Dakar, prova rainha de todo-o-terreno.  Oliveira esteve em bom plano no Campeonato de Andaluzia, na Espanha, onde ocupou a 23.ª posição no geral e segundo lugar na classe das motas (KTM 500 CC) na maratona decorrida em Andaluzia.

Falando na audiência concedida ao piloto, Gilberto Mendes destacou que “achávamos que fosse uma utopia, mas cá estamos, um ano depois, para celebrar Moçambique no Rally Dakar”.

O secretário de Estado de Desporto referiu ainda que estamos “gratos a Paulo Oliveira pela ousadia, coragem e determinação. Por ter tirado do papel um sonho de estar no Rally Dakar”.

 

A TERCEIRA VEZ DA ARÁBIA SAUDITA

O Rally Dakar 2022 será a 44.ª edição do evento organizado pela Amaury Sport Organization (ASO). Esta será a terceira vez em que a Arábia Saudita sediará o evento, com o apoio da Federação Saudita de Automóveis e Motos. A corrida vai começar em Hail e terminar em Jeddah, passando pela região de Neom, assim como pela costa do Mar Vermelho, em trechos de dunas ao redor de Riade, com muito mais acção nas dunas de areia do Bairro Vazio. O percurso consiste numa etapa de prólogo e 12 etapas normais, com um dia de descanso em Riade a 8 de Janeiro. Quando a ASO assinou o contrato de cinco anos com a Arábia Saudita, havia uma cláusula de exclusividade para o primeiro ano. Como ela expirou, mais países poderiam ter sido adicionados à rota. No entanto, devido às restrições de viagem impostas pela pandemia da COVID-19, foi tomada a decisão de permanecer apenas na Arábia Saudita. Um novo Campeonato Mundial de Rally Cross-Country da FIA foi votado a favor pelo Conselho Mundial de Desportos Motorizados da FIA em 2021. O Rally Dakar de 2022 tornou-se a primeira prova de contagem deste campeonato.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos