O País – A verdade como notícia

Paulina Chiziane fala de “Modelos de mulher” em Boane

Foto: Embaixada de Espanha

A escritora Paulina Chiziane foi uma das convidadas a falar para raparigas no Lar Mamana Wa Kurula, Boane, este domingo.

As raparigas que vivem no Lar Mamana Wa Kurula, no Distrito de Boane, Província de Maputo, tiveram a oportunidade de estar e ouvir a Paulina Chiziane, a juíza Elisa Samuel, e a apresentadora Eva Trindade. No encontro deste domingo, o Prémio Camões 2021 explicou às meninas como foi insistente e constante até conseguir ser escritora, apesar de que no seu ambiente as pessoas não viam a sua opção com bons olhos.

Segundo uma nota de imprensa sobre o evento, Paulina Chiziane estimulou as meninas a serem águias e não galinhas, o que pressupõe uma busca persistente pela liberdade com os pés firmes no chão.

Já Elisa Samuel, segundo a mesma nota de imprensa, contou às meninas que Lurdes Mutola foi a primeira mulher que a inspirou a sonhar tão alto, sem ignorar a importância da educação no futuro das pessoas.

Por seu turno, Eva Trindade, que esteve no encontro na qualidade de moderadora do encontro, narrou a sua trajectória, explicando como as meninas devem sonhar sem permitir que alguém lhes corte as asas. “Que sejam porta-voz dos seus problemas de maneira construtiva”, afirmou.

O encontro com as raparigas do Lar Mamana Wa Kurula foi a segunda actividade realizada pela Embaixada de Espanha em Moçambique, no âmbito do projecto “Modelos de mulher”. O objectivo é pôr em contacto as mulheres moçambicanas que realizam uma actividade profissional ou artística com raparigas em idade escolar.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos