O País – A verdade como notícia

Património do Estado avaliado em mais de 2,3 biliões de meticais

O património do Estado moçambicano, em particular, empresas públicas está avaliado em mais de 2,3 mil milhões de meticais, sendo que a sua maioria está em processo muito avançado da alienação.

Este inventário foi feito em 2016, e envolveu igualmente o levantamento dos bens patrimoniais das autarquias, cujo valor é de aproximadamente 364,1 milhões de meticais, segundo consta da Conta Geral do Estado (CGE) referente ao exercício económico de 2017.

De referir, contudo, que já há algum tempo que o Governo tem vindo a se livrar da boa parte do seu património.

Consta que o sector empresarial do Estado moçambicano é composto actualmente por 13 empresas públicas, 109 participadas e duas estatais, sendo 45 viáveis de entre as participadas pelo Estado e estando 64 outras em processo de alienação, liquidação e dissolução.

A ideia, de acordo com o Executivo é garantir que a carteira de participações sociais do Estado se traduza na sua racionalização, transformando-a numa carteira mais robusta e de qualidade, capaz de competir com as demais empresas no mercado, quer em termos de rendimento e qualidade, quer em termos de uma governação corporativa virada para a transparência.

Importa salientar, que no âmbito deste processo de alienação da parte do património do Estado, foi amealhado ao longo dos primeiros três meses deste 2018, um total de 15 milhões de meticais, menos 52,8% do valor registado no igual período do ano anterior. 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos