O País – A verdade como notícia

Passam hoje 20 anos após o maior ataque terrorista sofrido pelos EUA

Foto: Aventuras na Historia

Passam, hoje, 20 anos após os ataques terroristas às torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque. O ataque terrorista de 11 de Setembro matou bem perto de 3 mil pessoas.

A 11 de Setembro de 2001, dois aviões de passageiros embateram, com alguns minutos de intervalo, nas torres gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, provocando o seu desabamento poucas horas após o impacto.

Um terceiro avião conduzido pelos terroristas também colidiu contra o edifício do Pentágono. E, volvidos alguns minutos, um quarto avião despenhou-se num descampado em Shanksville, após os passageiros e tripulantes terem tentado tomar o controlo do aparelho.

A série de ataques suicidas contra os Estados Unidos da América foi coordenada pela Al-Qaeda, após dezanove terroristas terem sequestrado quatro aviões comerciais de passageiros.

Perto de três mil pessoas morreram. Entre as vítimas, havia centenas de estrangeiros, em número que nunca foi determinado com precisão, uma vez que muitos tinham dupla nacionalidade.

Onze de Setembro não só se tornou um acontecimento universalmente conhecido no século 21, como também ficou conhecido como o maior ataque que os Estados Unidos da América sofreram no seu território, desde o bombardeio japonês à base de Pearl Harbor, em 1941.

Além disso, foi uma tragédia que mudou, em vários aspectos, o rumo do mundo e aumentou a preocupação em travar actos terroristas.

Desde então, os Estados Unidos da América iniciaram uma perseguição sem fim ao líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, morto em Maio de 2011.

Em consequência dos ataques de 11 de Setembro, os Estados Unidos da América e seus aliados invadiram o Afeganistão, em Outubro de 2001. A guerra terminou a 31 de Agosto deste ano, com a retirada das tropas americanas.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos