O País – A verdade como notícia

“Partiu o pastor que acompanhou o rebanho por muitos dedicados anos”, diz Filipe Nyusi

Foto: O Pais

Convidado a transmitir a sua mensagem de condolências, o Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que o desaparecimento físico de Dom Alexandre criou um grande vazio, pois, por muito tempo, proclamou a palavra do Senhor aos seus compatriotas. Nyusi destacou Dom Alexandre como conselheiro e amigo de todos.

Durante a sua intervenção, o Chefe de Estado disse ainda que este “é um momento de tristeza, porque partiu o pastor que acompanhou o rebanho por muitos dedicados anos”, entretanto mesmo sendo momento de dor emerge a necessidade de todos serem gratos.

“Transformemos esta dor em momento de gratidão para todos os fiéis católicos, para todos aqueles que se identificam e comungam os valores cristãos e para os moçambicanos que têm em Dom Alexandre um padrão de justiça, honestidade e homem de amor ao outro”, precisou Nyusi.

O governante disse mais. “É momento de gratidão por tudo que fizeste [Dom Alexandre] por esta igreja, pela tua pátria e pelo mundo. E é por esse sentido de gratidão que estamos a prestar uma última homenagem a ti, um homem exemplar, não apenas do primeiro sacerdote, o primeiro bispo, o primeiro cardeal moçambicano, mas pelo homem que foi”, acrescentou.

 

NYUSI DESTACA PAPEL DE DOM ALEXANDRE NA FORMAÇÃO DE JOVENS

O Presidente da República destacou o papel desempenhado pelo Cardeal Dom Alexandre na formação de jovens, na promoção e expansão do ensino no país.

“Dom Alexandre, tu tornaste-te um expoente elevado na formação das gerações jovens, a tua compaixão pelo sofrimento humano, e na defesa intransigente da dignidade humana, entidade entendida como epicentro do desenvolvimento de Moçambique”, disse Nyusi.

O Estadista moçambicano descreveu o cardeal como “um exemplo de servir e não ser servido”, lema por si adotado ainda em vida.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos