O País – A verdade como notícia

Paróquia Nossa Senhora do Amparo, na Matola, desaba e transforma-se em ruínas

De casa de oração a escombros. O tecto da Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, no Município da Matola, desabou na madrugada do último sábado, sem causar vítimas.

O tecto está totalmente desfeito, escombros de material à base de lusalite ao redor do chão, foi o cenário em que ficou a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo, da Igreja Católica, após o desabamento.

Presente no local, na manhã desta quarta-feira (28.07), “O País” encontrou jovens que removiam os destroços do interior da paróquia, que, por sinal, são trabalhadores afectos à empresa de um dos crentes, que disse ser este um gesto que encontrou para honrar a paróquia que frequenta.

“A única coisa que posso dizer é que estamos, agora, a tentar remover os entulhos e vamos ver os passos subsequentes. Sou um crente e viemos dar a nossa mão. Somos crentes e temos que fazer aquilo que nos compete, pois a igreja é de todos nós”, disse Eugénio Faria.

O incidente, cujas causas ainda não foram apuradas, deixa os crentes sem o salão paroquial, nem lugar condigno de culto.

Segundo o representante da paróquia, Nélio Duvane, neste momento é preciso levar a cabo trabalhos de investigação para se apurarem as causas por detrás do incidente.

“É preciso fazer estudos e procurar perceber exactamente o que teria acontecido. Depois do estudo, vamos ter que encontrar meios para reconstruir o salão e pudermos encontrar um lugar condigno onde vamos rezar, quando possível”.

Um informe posto a circular na segunda-feira (26.07) diz que a Paróquia de Nossa Senhora do Amparo precisa, urgentemente, de reabilitação.

“Segundo a avaliação e recomendação do engenheiro que tem acompanhado as nossas obras, será necessário reforçar a estrutura, introduzindo alguns novos pilares e abandonar a cobertura de chapas de luzalite para usar as de zinco”.

Entretanto, o informe avança que, após a reunião do Conselho Permanente, realizada no passado domingo, a paróquia concluiu que, se não houver fundo particular para a reconstrução do salão, a solução será a contribuição dos crentes para, em pouco tempo, se reconstruir a infra-estrutura.

O Ministério paroquial diz que, brevemente, apresentará as modalidades de entrega desses fundos.

De referir que o incidente ocorre numa altura em que a igreja está fechada ao público, devido às restrições impostas pelo Governo para conter a propagação da COVID-19.

 

HISTÓRIA DA NOSSA SENHORA DO AMPARO

Para os católicos, a Nossa Senhora do Amparo é um título muito antigo, remonta a Jesus pregado na cruz, quando entrega a sua mãe, Maria, ao apóstolo João, este que representa todos os cristãos.

Na ocasião, Jesus disse a João: Eis aí a tua mãe confiando Santa Maria como Mãe da humanidade, para que ampare a todos. Durante muito tempo, esta dádiva de Jesus à humanidade foi denominada do Amparo, sendo representada aos pés da Cruz de Jesus, que era invocada como Bom Jesus do Amparo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos