O País – A verdade como notícia

Papa Francisco já em Maputo

18h07. Cinco minutos antes em relação à última previsão. Depois de várias horas de voo, finalmente, o tão aguardado AZA 4000, avião em que viajou Papa Francisco de Itália para Moçambique, aterra na Base Aérea do Aeroporto Internacional de Maputo.

O Santo Padre desceu do seu avião sozinho e, mesmo ao lado do AZA 4000, branco, enorme, esteve o Presidente da República, Filipe Nyusi, quem o recebeu, e várias figuras do Governo e da Igreja Católica.

Trajado das habituais vestes brancas, Papa Francisco caminhou lado a lado com o Presidente da República, na Base Aérea, sem o solidéu que tem levado à cabeça frequentemente, devido ao vento que muito soprou naquele aeroporto – colocou o solidéu mais tarde.

Depois de se entoar o hino nacional, o Sumo Pontífice revistou a guarda de honra. Logo a seguir, cumprimentou diversas personalidades moçambicanas, como o antigo Presidente da República, Joaquim Chissano, e ainda acompanhou algumas demonstrações de dança típicas de Moçambique.

Papa Francisco deixou a Base Aérea do Aeroporto Internacional de Maputo no seu Papamóvel, aproximadamente 40 minutos depois de ter aterrado. A partir da sua viatura, o Sumo Pontífice cumprimentou vários crentes que se colocaram na berma da estrada, nas artérias por onde passou.

A comitiva do Papa Francisco, do aeroporto para o local onde ficará hospedado durante três dias, incluiu ambulâncias, bombeiros, seguranças e polícia.

Esta é a primeira vez que o Sumo Pontífice visita Moçambique. Na capital do país, Papa Francisco fica hospedado na Nunciatura, onde chegou às 19h29, perto da igreja católica Santo António da Polana.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos