O País – A verdade como notícia

“País tirou lições importantes da crise cambial”

O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, considera que Moçambique tirou lições importantes da crise cambial que o país viveu em 2016. Dentre as lições, aponta, destacam-se a necessidade de reforçar os mecanismos de resiliência no sistema económico por forma a garantir que o crescimento ocorra num ambiente de estabilidade, evitando deste modo, que o país fique vulnerável a choques vindos da baixa exportação em grandes projectos. 

A segunda lição, continua, é a necessidade de se reforçar a sustentabilidade da política fiscal e monetária como fundamento da estabilidade da macro-economia. “Para alcançar este objectivo, o país está a consolidar o exercício fiscal através da melhoria das fontes de arrecadaçao de receitas, racionalizaçao da despesa pública e não depender do financiamento externo e de receitas extraordinárias”.

A terceira liçao é a melhoria da gestão da dívida pública. “Nao se pode garantir sustentabilidade se não tivermos parâmetros claros para a contratação de empréstimos e afectacão de recurso, bem como sem o reforço da confiança com os nossos credores”, apontou.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos