O País – A verdade como notícia

País poderá usar máscara para combater tuberculose

Foto: O País

Os casos da tuberculose reduziram dois por cento no país, de 2019 para 2020. Os dados indicam que dos 103.248 casos registados em 2019, as novas infecções caíram em 2020 para 98.485 casos.

Segundo o Ministro da Saúde, Armindo Tiago, a situação pode estar relacionada com o uso da máscara, uma medida implementada, desde o ano antepassado, para prevenir a COVID-19.

“Queremos fazer uma investigação profunda para ver se o uso da máscara pode ser uma estratégia, no futuro, para reduzirmos ainda mais as novas infecções por essa doença”, revelou Tiago.

Enquanto essa estratégia ainda é estudada, a Saúde vai continuar a implementar os métodos anteriores usados para reduzir os óbitos devido à doença, que conforme explicou o Ministro da Saúde, também tem tendência a baixar, apesar de ser uma das principais causas de morte no país.

No continente africano, Moçambique está entre os países onde a tuberculose tem maior peso nos serviços de saúde.

Armindo Tiago falava durante um circuito de bicicleta e uma caminhada contra a tuberculose, alusivo ao Dia Mundial da Tuberculose, que se assinala a 24 de Março.

“O objectivo desta passeata é mostrar o nosso empenho e cometimento em relação à tuberculose, que é uma doença infecciosa e, infelizmente ceifa muitas vidas, em Moçambique e no mundo”, disse.

A tuberculose continua a ter consequências devastadoras no mundo, na economia e nas condições sociais das populações.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos