O País – A verdade como notícia

País perde 5 biliões USD nos últimos cinco anos

Moçambique perdeu nos úiltimos cinco anos, cerca de 5.2 bilões de dólares devido à falsa factuação de produtos no comércio internacional. Para inverter o cenário, as autoridades através do Ministério da Indústria e Comércio, garantiram estar a criar mecanismos para o combate cerrado deste mal.

O país tem registado com frequência apreensões de diversos produtos contrabandeados, quer os nacionais para a exportação quer os importados. Esta situação representa uma perda na arrecadação de receitas.

As informações foram hoje avançadas pelo Director Nacional do Comércio Externo, do Ministério da Indústria e Comércio, no segundo dia do Conselho Coordenador, cuja abertura foi ontem.

Dados anunciados pelo Ministério da Indústria e Comércio apontam que o país importa bens e serviço avaliados em cerca de seis mil milhões de dólares, mas que as exportações correspondem apenas à metade, ou seja, três mil milhões de meticais. Com o aumento dos agentes económicos, muitas sãos as práticas ilícitas que colocam em causa a economia através da fuga ao fisco.

Neste momento, O MIC disse ter como principais desafios, identificação de diversificados produtos para a exportação e garantir uma transformação agregada de recursos nacionais com impacto na melhoria de vida de moçambicanos, bem como no aumento de investimentos para geração de emprego.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos