O País – A verdade como notícia

País investe por ano USD 79 na saúde de cada moçambicano

Decorre de hoje até a manhã a Conferência Internacional de Avaliação das Estratégias de Gestão, sob o lema “Que alternativas para o financiamento e gestão de recursos públicos para o sector da saúde em Moçambique”.

Por ano o país investe 79 dólares na saúde de cada moçambicana, um valor abaixo da média da região, que é de 163 dólares por ano. Essa informação foi avançada pelo vice-reitor da Universidade Católica de Moçambique (UCM), Armindo Tambo, durante a conferência.

“O investimento no sector de saúde tanto em termos percentuais como por capita deve aumentar juntamente com os investimentos nos determinantes sociais, para que África possa aumentar as oportunidades de concretizar os objectivos do desenvolvimento sustentável no domínio da saúde”, acrescentou o vice-reitor.

Um dos objectivos da conferência é de estimular o debate inclusivo sobre a gestão de recursos alocados ao sector, bem como os mecanismos de financiamento alternativo ao sector num contexto de crise económica e financeira.

“A conferência tem o intuito de colher de todos, experiências e ideias que sejam a base para melhoria da gestão pública e de financiamento na área de saúde, tornando-a mais eficiente e equitativa”, disse Tambo.

De acordo com o informe da UNICEF em 2017, o sector da saúde representou um peso orçamental de 7.8 por cento no orçamento do Estado, o que significa uma redução ao peso total de despesas do Governo se comparado com ano anterior.

Moçambique tem verificado uma redução no que diz respeito a taxa de mortalidade infantil e materna. Contudo, a Malária, Desnutrição crónica, Tuberculose e HIV, situam o país com uma esperança de vida de apenas 55 anos.

 

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos