O País – A verdade como notícia

Pacientes beneficiam de campanha de neurocirurgia em Nampula

Uma equipa composta por especialistas nacionais e estrangeiros está a levar a cabo uma campanha de neurocirurgias em Nampula. Até ontem tinham sido operados seis pacientes, alguns com hidrocefalia e tumores malignos.

A neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de doenças no sistema nervoso central e periférico, tais como hidrocefalia, tumores, doenças vasculares, degenerativas, traumas crânio-encefálicos, entre outras. Na cidade de Nampula, há muitos pacientes que esperam 30 dias para conseguirem entrar no bloco operatório, porque existem apenas dois médicos especialistas na área.

“São patologias que causam muita dor no pacientes e nos familiares, e quanto mais demora a cirurgia é maior sofrimento para os pacientes”, disse o neurocirurgião

João Carlos é um neurocirurgião bastante renomado no nosso país. Está a liderar uma equipa de sete profissionais, dos quais uma médica portuguesa e um médico norte-americano, que esta semana estão a levar a cabo uma campanha de cirurgias no Hospital Central de Nampula.

Ao todo são nove pessoas que teriam que esperar mais tempo para conseguirem entrar no bloco operatório. A equipa orgulha-se por devolver saúde a essas pessoas.

O Hospital Central de Nampula recebe casos complicados de doenças de todas as províncias da zona Norte por ser a unidade sanitária de referência.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos