O País – A verdade como notícia

OTM-Central Sindical querem reajuste do salário mínimo ainda este ano

Os trabalhadores moçambicanos representados na OTM-Central Sindical defendem o reajuste do salário mínimo referente a este ano. Segundo o secretário-geral da organização, Alexandre Munguambe, a exigência visa criar meios para a prevenção e combate da COVID-19.

Por sua vez, o presidente da Confederação Moçambicana das Associações Económicas (CTA), Agostinho Vuma, disse que os sectores do tabaco e açúcar já estão a reajustar o salário mínimo, referente ao ano de 2019, sem uma deliberação do Conselho Consultivo do Trabalho. Contudo, Vuma diz que há necessidade de estudar caso a caso.

A ministra do Trabalho e Segurança Social, Margarida Talapa, entende que com a reabertura da economia, no âmbito do relaxamento das restrições impostas por causa da COVID-19, 144 empresas já retomaram actividades.

Sobre o reajuste salarial, Margarida Talapa remeteu a decisão à Comissão Consultiva do Trabalho. Este fórum junta o Governo, os sindicatos e empregadores.

“Não estamos a dizer que não vamos ou vamos”, justificou a ministra e esclareceu que o assunto carece de discussão com todos os parceiros para se chegar a entendimento.

Os interlocutores do “O País” fizeram estes pronunciamentos na manhã desta terça-feira, na praça dos heróis em Maputo, onde houve deposição de coroa de flores por ocasião da celebração dos 44 anos da criação da OTM-Central Sindical.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos