O País – A verdade como notícia

Otildo Guido vence Prémio Literário Fernando Leite Couto

Otildo Justino Guido é o grande vencedor do Prémio Literário Fernando Leite Couto. O anúncio do vencedor que submeteu a sua obra de poesia intitulada Ka madaukane e o silêncio da pele foi feito hoje à tarde, na cidade de Maputo.

De acordo com o júri, constituído por Calane da Silva, Lucílio Manjate, Elídio Nhamona, Ana Mafalda Leite e Carmen Lucia Tindó Secco, o jovem de 21 anos de idade venceu esta edição do prémio porque o seu trabalho distinguiu-se no que se refere à qualidade estética e temática, performance linguística e todas outras qualidades linguístico-literárias referentes ao texto poético.

Para o agraciado, o seu trabalho poético é uma colecção escrita baseada numa região de Homoine, Inhambane. Através do exercício, o Prémio Fernando Leite Couto 2019 quis descrever a beleza natural das coisas, das pessoas e das palavras.

Guido começou a escrever os seus primeiros textos em 2013. A partir daí, o que o prende na escrita é a vida e o que lhe move no mesmo exercício é a morte.

Otildo Justino Guido nasceu em Inhambane e está a frequentar o curso de Contabilidade e Auditoria na Universidade São Tomás, em Xai-Xai. Com Prémio leva para casa 150 mil meticais.

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos