O País – A verdade como notícia

Ossufo Momade termina pré campanha no norte do país

O presidente da Renamo, Ossufo Momade terminou no último sábado, 24 de Agosto, a pré campanha eleitoral na zona norte do país.

O périplo começou na província de Nampula, no dia 17 de Agosto corrente, e depois foi a Cabo Delgado e terminou na província de Niassa.

Nas três províncias, Ossufo Momade, que esteve acompanhado por alguns deputados da Assembleia da República e sua esposa, reuniu-se com membros e simpatizantes do partido, liderou marchas de exaltação do partido,  e orientou comícios onde falou do último acordo de Paz definitiva assinado este mês na cidade de Maputo.

“Este mês assinamos dois acordos com o governo. No dia 1 foi acordo de cessação das hostilidades militares e no dia 6 foi o acordo de Paz Definitiva e Reconciliação Nacional de Maputo. E como a guerra acabou, agora é momento de virarmos nossas atenções para eleições de Outubro próximo”, disse Ossufo Momade, que apelou aos membros e simpatizantes da Renamo a respeitarem os os entendimentos alcançados com o presidente da República Filipe Nyusi.

Além da Paz Definitiva, nas três províncias do norte do país, o presidente da Renamo, concentrou suas atenções nas eleições de Outubro próximo, e anunciou vários planos caso vença o escrutínio.

“Queremos tirar  a população das garras daqueles que estão a governar mal Moçambique há mais de quarenta anos. Todo esse tempo não fizeram nada para o desenvolvimento do país, senão roubar as riquezas e humilhar a população. Mas para isso, temos que  trabalhar arduamente para vencer as próximas eleições para implementarmos nossos projectos”, apelou Ossufo Momade que em cada comício ia fazendo promessas aos membros e simpatizantes do partido em caso de Vitória.

Entre as promessas feitas pela Renamo, constam planos de investimento na agricultura, com objectivo de acabar com a fome no país.

“Vamos procurar investimentos para agricultura, e temos um plano para abrir bancos para dar empréstimos para comprar tractores, charruas e outras maquinarias que vão garantir produção agrícola suficiente para alimentar as nossas famílias e até para vender”, prometeu o presidente da Renamo que também garantiu acabar com a corrupção.

Segundo Ossufo Momade, “Os Policias, enfermeiros e professores, não são culpados por estar a cobrar dinheiro a população, porque o salário que recebem e pouco, e nem dá para alimentar suas famílias. E para resolver o problema, vamos aumentar salariais na função pública, por forma a acabar com corrupção”.

A pré campanha eleitoral de Ossufo Momade, serviu também para apresentação pública aos membros e simpatizantes, dos candidatos do partido ao cargo de governadores provinciais, os quais foram apelados a servirem ao povo, caso a RENAMO vença as eleições de 15 de Outubro próximo.

Trata se de Luis Mecupia, candidato a governador de Nampula,  ngela Fernando para Cabo Delgado e Hilário Uaite para a província de Niassa, esta última, de acordo com Ossufo Momade, que continua esquecida pelo actual governo.

No final da sua digressão de cerca de 10 dias a  zona norte do País, o presidente da RENAMO, concedeu uma entrevista  exclusiva ao O País, onde fez um balanço positivo, e deixou um apelo tanto para os membros e simpatizantes do seu partido, como a todos concorrentes às próximas eleições.

“Estamos preparados para uma campanha eleitoral ordeira, e esperamos que todos concorrentes pautem por civismo, e que no final, ao contrário do que aconteceu nos pleitos eleitorais anteriores, que o país seja governado por aqueles que realmente forem eleitos pelo povo”, concluiu Ossufo Momade.

Esta é a primeira visita e primeiro contacto directo de Ossufo Momade, com  membros e simpatizantes da RENAMO na zona norte do país, na qualidade de Presidente do partido, cargo que ocupou após a morte do líder do partido, Afonso Dhlakama.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos