O País – A verdade como notícia

Origens africanas do jazz bailadas esta noite

Mais de 50 crianças vão subir ao palco do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), esta noite, contar a história das origens africanas do jazz, através da dança, num espectáculo denominado All That Jazz em África. O projecto é levado a cabo pela Marcelle’s Modern Jazz Experience (MMJE), uma organização sem fins lucrativos dedicada ao ensino da técnica de dança moderna de Lester Horton às crianças e aos adultos motivados e comprometidos em Moçambique.

Para além do african-jazz, os bailarinos de palmo e meio, do projecto MMJE, vão dançar músicas latin-jazz, hip-hop jazz e outros estilos de jazz. Esperasse que o momento mais alto da noite seja a interpretação de um tema do músico moçambicano Gito Balói,

Neste evento, cerca de 30 crianças que subirão ao palco vivem no orfanato Cidadela das Crianças no bairro do Chiango, em Maputo, e fazem parte do projecto social KINATITsemba – KINATITsemba vem da junção das palavras Kina Akuva U Ti Tsemba que significa “dançar para a tua confiança” na língua xironga, falada no sul país.

O KINATITsemba nasceu em 2015 e é dirigido pela bailarina francesa – de origem congolesa – Marcelle Claquin. Semanalmente, os meninos recebem aulas de Lester Horton, uma técnica de dança desenvolvida nos anos 90 em nos Estados Unidos da América que estimula a consciência corporal, a auto-imagem, a força, a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação e a estimulação a liberdade expressiva.

Segundo organização, para além da promoção da auto-estima nas crianças, o projecto trabalha a intercessão entre crianças de diversas conjunturas sociais.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos