O País – A verdade como notícia

Órgãos da justiça em Moçambique preparam-se para combate ao terrorismo

Em Moçambique os órgãos da justiça ainda não estão devidamente preparadas para prevenir e combater o terrorismo.

Para o efeito, especialistas em terrorismo internacional, estão em Cabo Delgado, para formar procuradores, juízes e agentes dos serviços de investigação criminal.

Oficialmente, em Moçambique, ainda não foram registados crimes directamente relacionados com grupos terroristas, mas os actos de terror protagonizados por um grupo armado instalado na província de Cabo Delgado, revelaram que o sistema de justiça do país, ainda não esta praprado para lidar com terrorismo.

Para resolver o problema, especialistas em terrorismo internacional, estão em Moçambique, para ajudar aos procuradores, Juízes, Serviços de investigação criminal e Segurança do Estado, a concepção de um plano de prevenção e combate ao terrorismo, que e na actualidade e um ameaça em todo mundo.

Este treinamento, conta com apoio das Nações Unidas, que também está preocupado com o nível de violência em Cabo Delgado.

Investigação, instrução de processos crimes e julgamento de casos relacionados com crimes de terrorismo, são os temas que deverão apresentados procuradores, juízes especialistas em segurança oriundos de Espanha e Holanda.

A formação decorre na cidade de Pemba, Capital de Cabo Delgado, onde há cerca de 2 anos a população vive aterrorizada devido a presença de um grupo armado.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos