O País – A verdade como notícia

“Operação Caco” escala Matola para comemorar Dia Mundial da Limpeza das Praias e Rios

Comemora-se em todo o mundo, no terceiro sábado de cada mês de Setembro, a Campanha Mundial de Limpeza, conhecida por “Clean Up the World”. Em Moçambique, e para marcar o dia, a Cooperativa de Educação Ambiental Ntumbuluku, a Still Standing e o Movimento Activista, organizam uma acção de limpeza nas Salinas de Língamo, na Matola, no sábado, dia 16 de Setembro.

É a segunda vez que a “Operação Caco” vai escalar este local. Na acção de 2016, foram removidas e contabilizadas cerca de 30 mil garrafas PET – a maior montanha de PET jamais feita na história das acções de limpeza no País.

As Salinas de Língamo situam-se no Município da Matola (Matola A) e de lá é retirado grande parte do sal que é consumido na grande Maputo. A área tem um enorme potencial de ecoturismo, assente na observação de aves, dada a quantidade e diversidade de espécies, maioritariamente aquáticas e migratórias. Não obstante a inquestionável importância ecológica e económica, este ecossistema sensível tem vindo a ser objecto das mais diversas formas de pressão, estando a perder espaço diariamente principalmente devido à sua ocupação para instalação de assentamentos informais.

São objectivos da organização contribuir para a educação e consciencialização dos cidadãos para a importância de uma mudança de comportamentos em relação ao meio ambiente, no geral, e à praia em especial, quer através da assunção da importância ecológica, social e económica de Língamo, quer da aquisição de uma atitude preventiva (traduzida em obstar que resíduos sejam descartados no chão e acabem sendo drenados através do sistema de valas para os mangais de Língamo e destes para o mar, contaminando a vida marinha e consequentemente a nossa própria saúde); remover o maior número de resíduos dos pontos críticos de Língamo e contribuir para a redução de impactos na biodiversidade marinha e costeira e de doenças em nós próprios.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos