O País – A verdade como notícia

ONU prevê refúgio de dez milhões de pessoas na Ucrânia

Um milhão de pessoas já fugiram da Ucrânia à procura de refúgio noutros países, devido à invasão russa. A incursão militar continua e sem fim à vista e a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o número de deslocados pode ultrapassar 10 milhões de cidadãos nos próximos dias.

Em uma semana de conflito na Ucrânia, mais de um milhão de cidadãos já deixaram o país, com mais de 43 milhões de habitantes, para países vizinhos, sobretudo Polónia, de acordo com dados das Nações Unidas para os Refugiados.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância diz, por sua vez, que cerca de meio milhão de refugiados são crianças e espera que os números continuem a aumentar nos próximos dias.

Por conta do avanço das tropas russas para várias partes da Ucrânia, a Organização das Nações Unidas refere que mais de dez milhões de pessoas poderão deixar o seu território e refugiarem-se nos países vizinhos.

A instituição diz que está a reforçar a sua resposta humanitária, por isso mesmo tendo retirado parte dos seus funcionários da cidade de Kiev, outros continuam na capital ucraniana para apoiar na retirada e assistência a civis.

No âmbito da intensificação das suas operações na Ucrânia e nos países vizinhos, as Nações Unidas passaram a aceitar apoios no sentido de garantir que ucranianos forçados a fugir fiquem seguros onde se encontram.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos