O País – A verdade como notícia

ONU exige que poder seja devolvido aos civis no Sudão

Foto: Historia do Mundo

O Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou preocupação com o golpe militar no Sudão e apelou aos comandantes do exército do país para que estabeleçam um Governo de transição liderado por civis.

Os militares do Sudão depuseram o Governo liderado por civis na segunda-feira. Reagindo a situação, Conselho de Segurança das Nações Unidas manifestou preocupação com a decisão dos militares de declarar o estado de emergência no país.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas exortou as partes a exercerem a máxima contenção, salientando a importância do pleno respeito pelos direitos humanos, incluindo o direito de reunião pacífica e a liberdade de expressão.

Os membros do Conselho apelaram todas as partes interessadas a empenharem-se no diálogo sem condições prévias, a fim de permitir a plena implementação do Documento Constitucional e do Acordo de Paz, que estão na base da transição democrática do Sudão.

Na quinta-feira, a União Africana classificou a acção do exército sudanês como um golpe de Estado e decidiu suspender o Sudão de todas as actividades da organização até que seja restabelecido o projecto de transição de poder liderado pelos civis.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos