O País – A verdade como notícia

ONU endereça condolências a Nyusi pela morte de Daviz Simango

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu uma mensagem de condolências endereçada pela coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, pela morte de Daviz Simango, membro do Conselho de Estado, presidente do MDM e edil do Conselho Autárquico da Beira.

Na sua mensagem, a coordenadora da ONU em Moçambique refere que foi com profundo pesar que tomou conhecimento do falecimento do engenheiro Daviz Simango.

“O engenheiro Daviz Simango tornou-se uma parte fundamental no processo de construção do Estado moçambicano e era um parceiro muito próximo do Sistema das Nações Unidas em Moçambique”, lê-se na mensagem da coordenadora das Nações Unidas no país, Myrta Kaulard.

“Tivemos o privilégio de trabalhar com ele na implementação de vários projectos de desenvolvimento e de recuperação pós-desastres, na cidade da Beira em particular, e trocar ideias que tornaram as actividades de resposta ao ciclone Idai em 2019 mais eficazes e inclusivas, apesar de recursos escassos”, afirma a Coordenadora da ONU.

De acordo com a coordenadora, um dos momentos mais marcantes do trabalho conjunto foi o encontro que Daviz Simango teve com o secretário-geral da ONU, na cidade da Beira, no dia 12 de Julho de 2019, no qual retratou o drama causado às populações locais pelo ciclone Idai.

Em Junho de 2019, tinha sido nomeado membro-executivo do Fórum Africano das Nações Unidas para Segurança Urbana, que é o Fórum para a discussão relativa à implementação das directrizes de todo o sistema da ONU sobre cidades e assentamentos humanos mais seguros, acrescenta a coordenadora da ONU.

“Neste momento de dor, O Sistema das Nações Unidas apresenta à sua família, amigos, membros do seu partido e a toda a população de Moçambique, as mais sentidas condolências”, afirma Myrta Kaularde, segundo uma nota enviada ao “O País”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos