O País – A verdade como notícia

ONU diz que Moçambique é exemplo positivo de que ajuda humanitária depende do poder local

A secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) para Assuntos Humanitários, Ursula Mueller, disse que a pesar de considerar que a arquitectura da resposta humanitária da ONU é eficaz tudo depende da capacidade local e o poder das equipas de intervenção. Mueller disse que Moçambique é um exemplo positivo.

“A resposta aos ciclones Idai e Kenneth foi muito impressionante, a coordenação no terreno liderada pelo Governo, foi um enorme sucesso”, disse.

A responsável também destacou que as doações e o financiamento internacional foram disponibilizados rapidamente para a ajuda humanitária em Moçambique.

Para Ursula Mueller, o mais importante na resposta humanitária depois de um desastre natural são "as capacidades locais", porque "estes países estão encarregados" de dirigir as operações e a comunidade internacional junta-se para apoiar "os esforços dirigidos localmente", escreve o Notícias ao Minuto.

"Foi uma mulher que esteve a gerir a resposta ao desastre em Moçambique, o nome dela é Augusta Maita e eu conheci-a. Quando ela partilhou a sua história, de ter visto mulheres e crianças serem arrastadas pela corrente das inundações, fiquei muito comovida", disse Ursula Mueller.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos