O País – A verdade como notícia

ONU aponta rápido aquecimento no mundo

As temperaturas no mundo estão a aumentar para acima de 1.5 graus Celsius, um nível crítico que os líderes mundiais concordaram evitá-lo. A informação é avançada pela Organização das Nações Unidas, que diz que o tempo para evitar o pior está a acabar.

Um relatório das Nações Unidas apurou que as alterações climáticas causadas pelos seres humanos são inequívocas e que alguns impactos do aquecimento global são inevitáveis.

O documento divulgado esta segunda-feira pela Nações Unidas, sublinha que o mundo encontra-se em alerta vermelho e o tempo para a eclosão de catástrofes está cada vez mais escasso.

A organização avisa que o aumento de temperaturas poderá causar subida dos níveis do mar, perda de biodiversidade terrestre e marítima, secas e fogos florestais.

Devido à situação, a região do Mediterrâneo, que inclui a Grécia e Turquia, por exemplo, terá ondas de calor, secas e incêndios ainda piores.

As Nações Unidas dizem ainda que as altas temperaturas estão a ameaçar à produção alimentar e expor as pessoas aos riscos de saúde, uma vez que o calor favorece o surgimento de várias doenças.

Igualmente, a organização aponta para o uso industrial dos combustíveis fósseis como um dos factores do aquecimento global e lamenta o facto dos governos de não tomarem medidas adequadas face à situação.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos