O País – A verdade como notícia

OMS reconhece enfermeiros como profissionais que estão na linha da frente no combate a COVID-19

A Organização Mundial da Saúde reconheceu ontem o papel dos enfermeiros como profissionais que estão na linha da frente do combate a COVID-19. O novo coronavírus infectou pelo menos 90 mil profissionais de saúde de todo o mundo, incluindo enfermeiros.

O mundo conta atualmente com pouco menos de 28 milhões de profissionais de enfermagem. Ainda assim há um défice de 5,9 milhões de enfermeiros para responder as necessidades globais de saúde, com as maiores lacunas encontradas em países de África, Sudeste Asiático e da região do Mediterrâneo Oriental, além de algumas partes da América Latina.

Este ano, a situação torna-se ainda mais complicada com o desafio do novo coronavírus, por isso, no dia em que o mundo celebra o Dia Internacional do Enfermeiro, a Organização Mundial da Saúde prestou vénia a estes profissionais.

De acordo com um relatório do Conselho Internacional de Enfermeiros, o novo coronavírus já infectou mais de 90 mil profissionais e matou 260 em todo o mundo.

Em entrevista a televisão chinesa CCTV, Howard Catton, CEO do organismo internacional com mais de 130 associações nacionais de enfermagem de todo o mundo, pediu mais investimento em condições de trabalho.

O Dia Internacional das Enfermeiras é comemorado todo dia 12 de Maio. A Organização Mundial da Saúde tinha decretado 2020, como o “Ano Internacional do Enfermeiro”, mas devido ao SARS-CoV-2, o novo coronavírus, mas comemorações foram adiadas para o próximo ano.

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos