O País – A verdade como notícia

OMC prevê redução de receitas devido à guerra na Ucrânia

A guerra na Ucrânia pode anular metade do crescimento das transações internacionais esperado para 2022, segundo um estudo divulgado pala Organização Mundial do Comércio (OMC).

As repercussões do conflito armado entre a Ucrânia e a Rússia não se limitam apenas entre os dois territórios vizinhos, como em quase todos os países do mundo e de várias formas.

A Organização Mundial do Comércio previa um crescimento de trocas comerciais em 4.7 por cento em todo o mundo, mas na segunda-feira a instituição divulgou um estudo que indica que a guerra na Ucrânia vai anular esta meta para a metade, em torno de 2.4 por cento.

Segundo o documento, as projecções em baixa também poderão reduzir o crescimento do produto económico mundial a um intervalo situado entre 3.1 e 3.7 por cento este ano.

A Organização aponta como factores da descida do crescimento do comércio mundial, a subida dos preços dos produtos alimentares, de energia e à redução de mercadorias exportadas pela Federação Russa e a Ucrânia, importantes fornecedores de produtos alimentares e energéticos.

A Rússia e a Ucrânia representaram em 2019 uma produção em cerca de 25 por cento do milho mundial, 15 e 45 por cento da cevada e do girassol, respectivamente.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos