O País – A verdade como notícia

Olaf Scholz eleito chanceler da Alemanha

Foto: BBC

Olaf Scholz foi eleito, hoje, chanceler pelo parlamento alemão. Olaf Scholz sucede a Angela Merkel que liderou o país por dezesseis anos.

O social-democrata Olaf Scholz foi eleito hoje chanceler federal onde o partido que lidera e os aliados da coligação governamental, verdes e liberais, têm maioria no parlamento. O novo chanceler alemão foi eleito com 395 votos a favor, 303 votaram contra e houve seis abstenções, de acordo com o RFI.

Feminista convicto, Olaf Scholz assume um governo constituído, pela primeira vez, com o mesmo número de homens e mulheres. Três delas assumem ministérios importantes: Relações Exteriores, para a ecologista Annalena Baerbock, Defesa e Assuntos Internos, para as social-democratas Christine Lambrecht e Nancy Faeser.

É a primeira vez que uma “coligação semáforo”, assim designada por causa das cores dos três partidos (o vermelho do SPD, o amarelo do FDP e o verde), vai governar o país.

No acordo de coligação firmado na terça-feira, os partidos falam numa “responsabilidade especial” para servir a Europa, mas ainda falta perceber o projecto que este novo tem para a União Europeia.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos