O País – A verdade como notícia

OCDE suspende Rússia e Bielorrússia das suas instâncias

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) decidiu suspender imediatamente a participação da Rússia e Bielorrússia de todas as suas instâncias, numa nova fase de medidas contra os dois países devido à invasão da Ucrânia, anunciou ontem a organização num comunicado publicado pela imprensa internacional.

Segundo a Lusa, a Rússia participava em quase 50 instâncias da OCDE, enquanto a Bielorrússia tinha uma participação limitada no sector educacional e no programa Eurásia, que também foi suspenso. A suspensão significa que ambos os países não podem participar a partir de agora nas reuniões destes comités e programas.

Na primeira fase de sanções, na sequência da invasão russa da Ucrânia, a OCDE tinham anunciado, em 25 de fevereiro, que encerrava formalmente o processo de adesão, paralisado em 2014 devido à anexação ilegal da Crimeia pela Rússia.

O Conselho de OCDE pediu depois ao secretário-geral, Mathias Cormann, que tomasse as medidas necessárias para fechar as instalações desta organização em Moscovo e terminar com todos os convites à Rússia a nível ministerial e nos órgãos em que figura na lista de convidados.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos