O País – A verdade como notícia

Obras da Base Logística de Pemba retomam em Novembro

As obras da Base Logística de Pemba (BLP), no norte do país, vão ser retomadas em Novembro, de forma a acompanharem a dinâmica dos projectos de hidrocarbonetos na região, disse o presidente da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), durante a Conferência de Conteúdo Local no sector de Petróleo e Gás em Moçambique que decorreu, esta semana, em Cabo Delegado.

Citado pelo Notícias ao Minuto, Omar Mithá explicou que a base será importante para as operações que serão desenvolvidas pelas empresas envolvidas nos projectos de gás na bacia do Rovuma. O presidente da ENH afirmou que a BLP vai manter os direitos especiais que tem na bacia do Rovuma, incluindo a exclusividade sobre uma extensa área onde se irá situar a infra-estrutura.

O projecto da BLP foi formalmente lançado em Outubro de 2014, tendo sido mobilizado material para a sua construção, interrompida no meio de dúvidas sobre a sua utilização pelas companhias envolvidas nos projectos de gás natural.

Os consórcios liderados pela italiana Eni e pela norte-americana Anadarko já manifestaram a intenção de usar infra-estruturas que vão construir no distrito de Palma, cerca de 400 quilómetros de Pemba, para as suas operações de exploração de gás natural, ensombrando a viabilidade da BLP.

O projecto da BLP foi concessionado pelo Governo moçambicano à empresa Portos de Cabo Delgado (PCD), detida pelas estatais Caminhos-de-ferro de Moçambique (CFM) e ENI.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos