O País – A verdade como notícia

O mar e as almas errantes… Ben Jone lança segundo livro em Pemba

Livro de poesia de Ben Jone será lançado numa cerimónia a realizar-se às 16 horas desta segunda-feira, na capital de Cabo Delgado.

 

O mar é algo especial para Ben Jone. Por isso, ao escrever o seu livro de poesia, o autor não evitou representá-lo em verso. A ser lançado esta segunda-feira, a partir das 16 horas, no Hotel Raphael, na cidade de Pemba, a obra literária, para o autor, é um registo de memórias, conjunturas e identidades pessoais e colectivas, captadas, igualmente, do meio social onde o poeta se insere.

O mar e as almas errantes, na verdade, é um livro iniciado há uns bons anos, escrito de forma intermitente. Entretanto, apenas foi finalizado este ano. Na percepção de Ben Jone, os poemas do seu segundo livro reflectem o passado, o presente e até procuram perspectivar o futuro, face à realidade que o próprio país se encontra.

Sobre o que os leitores irão encontrar na leitura, o poeta adverte que, além de poesia, O mar e as almas errantes é uma espécie de guia turístico, no qual o mar está muito presente. “Eu tenho uma relação muito forte com o mar. Para mim, tem um significado importante. Nunca posso sair ou voltar a Pemba sem ir ao mar”. E o poeta esclarece o que o faz vibrar na escrita: “Gosto de trabalhar e produzir o texto mais com alma, do que com a teoria ou a técnica. Com uma dose de estética, invisto na alma”.

Na cerimónia de lançamento, o livro publicado sob a chancela da editora Fundza será apresentado por Yolanda Almeida, Directora Provincial da Cultura e Turismo em Cabo Delgado. No mesmo evento, haverá uma sessão musical com banda e recital de poesia.

Ben Jone nasceu em Pemba, em 1986. É mestre em Língua e Literatura Portuguesa e docente da Universidade Rovuma. Tem vindo a participar em diferentes eventos científicos. Publicou a um destino novo, em 2016, seu primeiro livro em prosa, Prémio do Concurso Literário do Banco de Moçambique, alusivo ao 45º Aniversário da sua criação.

 

 

 

 

 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos