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“O empreendedor deve fazer das suas ideias uma causa colectiva”, Duncan Wardle

“Quando terminamos de construir uma ideia, a mesma torna-se de todos. O pequeno empreendedor deve ser capaz de transformar a sua ideia numa causa colectiva”. As palavras pertencem a Duncan Wardle, Vice-Presidente da Walt Disney Company. O especialista em criatividade e inovação foi o orador principal na dissertação do tema “Criatividade e oportunidades, segurança no futuro”, que, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, na cidade de Maputo, foi debatido de forma envolvente, na tarde desta quinta-feira, à laia de elaboração conjunta.

Nesta estreia no Mozefo Young Leaders, Duncan Wardle afirmou que uma das grandes barreiras no âmbito da inovação é a falta de tempo para raciocinar. Tal acontece porque os colaboradores ou potenciais empreendedores, em diversos casos, ainda não se predispõem a explorar os momentos de lazer ou aqueles em que se encontram menos tensos, alheios à pressão do trabalho. Logo, considerando que o cérebro humano fica fresco para raciocinar em ambientes além da tensão, os criadores, segundo Wardle, devem apostar em buscar momentos descontraídos e fazerem disso força-motriz para robustecer iniciativas, com a preocupação de maximizar o que vai à imaginação.

Durante mais ou menos uma hora, Duncan Wardle sustentou uma conversa com o auditório que aderiu à sala de debates neste último dia do Mozefo Young Leaders, recorrendo a muitos jogos, brincadeiras e animação. E ainda aconselhou: “é importante o empreendedor sonhar, porque quem sonha, com determinação, pode concretizar as suas maiores ideias”.

Na sua apresentação, com efeito, em alguns casos com recurso a slides, o Vice-Presidente da Walt Disney Company partilhou experiências inovadoras que permitem os empreendedores ganhar dinheiro. Para o orador, é preciso que o empreendedor moçambicano pergunte-se sempre qual é o maior tempo de consumo das pessoas ao seu redor e, a partir daí, investir em ofertas destinadas ao momento em que as pessoas consomem mais. E isso implica redefinir sempre objectivos e desafios.

A encerrar a sua intervenção, o orador do tema “Criatividade e oportunidades, segurança no futuro” afirmou que quem desejar crescer, deve sair do escritório, da sua zona de conforto, e, com espírito aberto, dignar-se a conhecer pessoas novas.

 

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