O País – A verdade como notícia

O dia de todas as decisões no apuramento ao Mundial do Qatar

Fotos: CAF

Ao nível do continente africano, já são conhecidas seis das 10 equipas que vão disputar o play-off de acesso à fase final do Mundial do Qatar, depois da disputa da última jornada de alguns grupos. Faltam apenas quatro selecções garantirem a passagem.

Gana, República Democrática do Congo, Senegal, Mali, Egipto e Marrocos são as selecções que asseguraram a presença na terceira e última fase de qualificação ao campeonato do mundo do Qatar. Estas selecções venceram os respectivos grupos e estão na luta pelas cinco vagas reservadas à África na fase final do Mundial de futebol do próximo ano.

Para já, faltam quatro vagas serem preenchidas, com os jogos todos marcados para esta terça-feira. Um dos jogos decisivos é do grupo de Moçambique, no qual Camarões e Costa do Marfim, separadas por apenas um ponto a maior para os “Elefantes” (13 contra 12), jogam entre si para se encontrar o vencedor do grupo.

No grupo “A”, Argélia, com 13 pontos, e Burquina Fasso, com 11, também disputam a vaga do grupo para a terceira fase. O mesmo sucede no grupo “C”, no qual a Nigéria (12 pontos) recebe Cabo Verde (10) para a decisão final.

O último grupo, que ainda quer apurar o seu vencedor é o “B”, no qual Tunísia e Guiné Equatorial somam 10 pontos cada. Os tunisianos têm a tarefa mais complicada quando defrontarem a Zâmbia, terceiro com sete pontos e já sem hipóteses de qualificação, enquanto os equatorianos se deslocam a Nouackchott, onde medem forças com a Mauritânia, último classificado com apenas um ponto.

Caso as duas selecções (Tunísia e Guiné Equatorial) vençam os seus jogos, os magrebinos qualificam-se à última fase, uma vez que, no confronto directo, venceram em casa por 3-0 e perderam fora por 0-1, para além de que têm mais golos marcados do que os equatorianos.

 

GANA SEGUE NA CORRIDA À FASE FINAL AO VENCER ÁFRICA DO SUL

O Gana assegurou a presença na terceira fase da qualificação africana para o campeonato do mundo de futebol de 2022, ao vencer na recepção à África do Sul, por 1-0, na “final” do grupo “G”.

Andre Ayew, aos 31 minutos, na conversão de uma grande penalidade, marcou o golo do triunfo ganês, que afastou os sul-africanos da fase final do Mundial, que será disputado no Qatar.

O Gana garantiu o primeiro lugar, com os mesmos 13 pontos de África do Sul, tendo vantagem na diferença de golos (7-3 contra 6-2).

No outro jogo do grupo, a Etiópia assegurou o terceiro lugar, com cinco pontos, ao empatar 1-1 na visita ao Zimbabwe, quarto, com dois.

A República Democrática do Congo, por seu turno, impôs-se ao Benim por 2-0, conquistando o grupo “J”, e juntou-se no play-off a Mali e Senegal, que já tinham assegurado as vitórias nos agrupamentos “E” e “H” e bateram o Uganda por 1-0 e o Congo por 2-0, respectivamente.

O Egipto, comandado por Carlos Queiroz, e Marrocos já tinham assegurado a presença no play-off. Os 10 vencedores dos grupos vão disputar as cinco vagas continentais para o Mundial-2022, a disputar no Qatar, no play-off, a duas mãos, em Março de 2022.

 

ESPANHA VENCE SUÉCIA E GARANTE APURAMENTO PARA O MUNDIAL-2022

A Espanha assegurou a sua 16.ª presença em campeonatos do mundo de futebol, a 11.ª consecutiva, ao vencer por 1-0, na recepção, a Suécia, na oitava e última jornada do grupo “B” de qualificação europeia.

A selecção espanhola assegurou a vitória no agrupamento, ao somar 19 pontos, mais quatro do que os suecos, que foram relegados para o play-off.

Campeã do mundo em 2010, na África do Sul, a Espanha conta com 15 presenças em fases finais do Mundial, sem falhar nenhuma edição desde 1978. Em 2018, não foi além dos oitavos-de-final, fase em que foi eliminada pela Rússia, no desempate através de grandes penalidades.

A Espanha juntou-se ao anfitrião Qatar, ao sul-americano Brasil e às europeias Alemanha, Dinamarca, Bélgica, França, Croácia e Sérvia, como já qualificadas para o Mundial, que será disputado entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro de 2022.

 

PORTUGAL PERDE DIANTE DA SÉRVIA E VAI AO PLAY-OFF

A selecção portuguesa de futebol será cabeça-de-série no sorteio do play-offs europeu de apuramento para o Mundial-2022, depois de ter fechado o grupo “A” no segundo lugar, após derrota caseira diante da Sérvia (1-2).

Com os 17 pontos somados, o conjunto das “quinas” já sabe que vai partilhar esse estatuto com a Rússia, segunda classificada do grupo “H”, com 22 pontos – 16 nas contas dos segundos colocados, que não incluem os resultados com os sextos.

Além de Portugal e da Rússia, já há mais seis selecções garantidas no play-off, sendo que duas delas já estão certas na “rota” lusa, mais precisamente a Áustria, qualificada via Liga das Nações, e a Macedónia do Norte, segunda do grupo “J”.

Estas duas formações estão certas no Pote 2, enquanto a República Checa e País de Gales, uma pelo segundo posto do grupo “E” e a outra via Liga das Nações, Escócia, segunda do grupo “F”, e Suécia, segunda do grupo “B”, tanto podem cair nos potes 1 como no 2.

No sorteio do play-off, marcado para 26 de Novembro, as selecções serão divididas em três “caminhos”, e em cada qual serão jogadas meias-finais e final, com o vencedor de cada um a qualificar-se para a fase final – três, de 12 selecções.

Nas meias-finais, em 24 e 25 de Março de 2022, os cabeças-de-séries vão jogar em casa, numa eliminatória a um só jogo e, nas finais, também em jogo único, em 28 e 29 de Março, o anfitrião será sorteado.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos