O País – A verdade como notícia

Nyusi inaugura IV Conferência sobre Acesso à Justiça e Direitos Humanos

Foto: O País

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede, amanhã, à abertura da IV Conferência sobre Acesso à Justiça e Direitos Humanos em Moçambique, sob o lema “Acesso à Justiça: Negócios e Direitos Humanos em Moçambique”.

Segundo um comunicado de imprensa da Presidência da República, o evento é uma plataforma de debate e análise à volta dos modelos, estratégias e finalidades do acesso à justiça e direitos humanos no país, assim como de reflexão sobre os melhores caminhos que o país deve adoptar para a questão dos direitos humanos, de acordo com os vários instrumentos jurídicos nacionais e internacionais.

Ainda ontem, o Presidente da República nomeou, Amélia Eunice Deolinda Mangujo Simbine; Nelson Osman José Paulo Jeque, e Cláudio Eduardo Ernesto Pene, para os cargos de Juízes Conselheiros do Tribunal Administrativo.

 

PRESIDENTE DA REPÚBLICA FELICITA HOMÓLOGO SUL-COREANO

O Presidente da República, Filipe Nyusi, felicitou ontem, Yoon Suk-Yeol, pela sua eleição ao cargo de Presidente da República da Coreia do Sul.

Na sua mensagem, Nyusi afirma que ao assumir as novas funções, manifesta a sua total disponibilidade de trabalhar com o Presidente da República da Coreia em prol da consolidação das relações de amizade e cooperação existentes entre os dois Povos e Países, bem como no concernente a prevenção e combate à pandemia da COVID-19 em que a República de Moçambique conta com o apoio da República da Coreia.

“A eleição de Vossa Excelência para o desempenho de tão nobres funções atesta o reconhecimento do empenho e capacidade de Vossa Excelência para liderar a nação e o Povo coreanos no aprofundamento do progresso e bem-estar”, diz ainda a mensagem do estadista moçambicano.

O Chefe do Estado moçambicano endereça ainda, em nome do Povo e do Governo da República de Moçambique e no seu próprio, as mais calorosas felicitações ao Presidente Yoon Suk-Yeol, bem assim os melhores votos de boa saúde e sucessos no desempenho das prestigiosas funções a que foi eleito.

 

LILONGWE ACOLHE CONSELHO DE MINISTROS DA SADC

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, participa em Lilongwe, capital malawiana, na sessão do Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que terá lugar amanhã (sexta-feira) e sábado.

A chefe da diplomacia moçambicana vai participar do encontro dos ministros desta organização, evento no qual serão debatidos temas como a operacionalização do Centro de Operações Humanitárias de Emergência (COHE), sediado em Nacala, a transformação do Fórum Parlamentar da SADC em Parlamento, a pandemia da COVID-19, a integração regional e outros assuntos de carácter administrativo e financeiro comunitário.

O Conselho de Ministros da SADC, que irá decorrer em formato híbrido (presencial e virtual), em observância dos protocolos sanitários da pandemia, será antecedido da reunião do Comité Permanente dos Altos Funcionários e do Comité de Finanças desta organização.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos