O País – A verdade como notícia

Nyusi felicita Vladimir Putin por ocasião do Natal e ano novo

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de felicitação ao Presidente russo, Vladimir Putin, por ocasião do Natal e ano novo, que, na tradição daquele país, se celebram nos dias 07 e 14 de Janeiro, respectivamente.

“Aproveito esta ocasião festiva para felicitar Vossa Excelência pela sólida liderança e dedicação, permitindo que, mesmo perante desafios de vária ordem, sobretudo a pandemia da COVID-19, conduzisse a Federação Russa ao alcance de importantes progressos que proporcionam o bem-estar ao seu povo”, refere o Chefe de Estado.

Filipe Nyusi considera, ainda, que a “perspicaz postura de estadista global elevou a Federação Russa para o patamar de um interveniente dinâmico e incontornável em matérias de paz, segurança e desenvolvimento internacionais, bem como em assuntos estratégicos da agenda global” e, por isso, agradece “pelo apoio multiforme e solidariedade que nos têm sido prestados face aos inúmeros desafios que enfrentamos, principalmente os relacionados com a resposta à pandemia da COVID-19; ao impacto das mudanças climáticas e nos esforços de consolidação da paz e desenvolvimento, incluindo o investimento privado”.

Na carta, Nyusi reitera o compromisso do seu Governo de continuar a cooperar com a Rússia, “em prol do reforço dos excelentes e históricos laços de amizade, solidariedade e cooperação estratégica para o progresso e bem-estar dos nossos dois países e povos”.

Após a revolução de Outubro de 1917, a Rússia adoptou um calendário gregoriano. Não obstante, a igreja ortodoxa russa negou-se a abandonar o calendário juliano que usavam até ao momento. Neste calendário, existe um atraso de 13 dias em relação ao gregoriano e as festas de Natal comemoram-se, assim, um pouco mais tarde. Ou seja, o dia de Natal comemora-se a 7 de Janeiro.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos