O País – A verdade como notícia

Nyusi felicita Guterres pela reeleição como Secretário-Geral das Nações Unidas

O presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou felicitações a António Guterres pela reeleição ao cargo de Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas.

Numa mensagem recebida pela nossa redacção, o Chefe de Estado refere que a recondução de Guterres ficará marcada na história do concerto das nações por ter sido a única candidatura apresentada para o cargo. Essa decisão da Assembleia Geral constitui testemunho do excelente trabalho desenvolvido por Vossa Excelência e pela equipa que dirige, ao longo dos últimos cinco anos.

Destacando os desafios sócio-económicos impostos pela COVID-19, Nyusi diz que o prestes do português orgulha ao povo moçambicano no seu todo, por traduzir a plena comunhão dos ideais que a Carta das Nações Unidas consagra e pela determinação de fazer face aos desafios de paz e segurança internacionais do nosso planeta.

O Presidente da República acredita que com a liderança experimentada do reeleito Secretário-geral, a Organização das Nações Unidas irá prosseguir com o compromisso que todos abraçaram aquando da primeira eleição.

Nyusi assegura que Moçambique vai continuar a empenhado na materialização da agenda internacional, muito em particular nas áreas prioritárias das Nações Unidas que, por sinal, coincidem com as áreas que o seu Governo elegeu para o presente quinquénio, designadamente, as questões da paz e segurança internacionais, o desarmamento geral e completo, os direitos humanos, a luta contra o terrorismo e o extremismo violento bem como a Agenda 2030 que consubstancia os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.

Filipe Nyusi aproveitou a ocasião para lembrar a António Guterres que Moçambique é candidato, pela primeira vez, na sua história, ao assento de membro Não- Permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas para o mandato 2023-2024.

Segundo Nyusi, é objectivo de Moçambique contribuir, de forma modesta, mas robusta, à luz da nossa história e experiência, para o esforço na busca dos caminhos da paz e da segurança internacionais.

O Presidente da República termina endereçando votos de boa saúde e de muita prosperidade ao embarcar no cumprimento de mais um mandato que espera profícuo.

Partilhe

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos