O País – A verdade como notícia

Nyusi entrega 30 mil carteiras escolares em Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, entregou nesta quarta-feira 30 mil carteiras escolares à província nortenha de Cabo Delgado, que serão distribuídas pelos diversos distritos daquele ponto de Moçambique. A entrega simbólica do mobiliário escolar decorreu no distrito de Mueda, na Escola Primária Completa de Quelimane, outrora designada Centro Piloto de Maguiguana.

As carteiras duplas enquadram-se no plano do governo moçambicano de retirar do chão todos os alunos até o fim deste ano. Do total das carteiras, 2.750 foram alocadas ao distrito de Mueda, para fazer face à falta deste mobiliário nas escolas. A escola que acolheu a cerimónia de entrega beneficiou de 100 carteiras, para responder às necessidades em quatro salas de aula.

Filipe Nyusi interagiu com os alunos, explicando as razões que levaram à escolha daquele local para a entrega de carteiras. “Viemos aqui e escolhemos este local não porque é só este local que tem falta de carteiras, existem locais no país onde  alunos não têm carteiras suficientes, mas decidimos que vir à Maguiguana fazer a entrega simbólica de carteiras. Queremos que vocês cuidem bem destas carteiras, podem durar anos e anos. Nós queremos acabar este problema e começarmos, no próximo ciclo, investir na construção de salas”, disse.

A entrega de carteiras marcou o fim da visita de trabalho de dois dias ao planalto de Mueda.

Durante a sua estadia no distrito, o Chefe de Estado lançou o Programa de Água para a Vida (Pravida), um projecto nacional que visa garantir o abastecimento do recurso em todo o país e a primeira pedra para a asfaltagem da estrada Mueda-Negomano (fronteira com a Tanzânia), num troço de 165 quilómetros.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos