O País – A verdade como notícia

Nyusi enaltece papel da mulher na luta pelas conquistas nacionais

Filipe Nyusi dirigiu, ontem, as cerimónias centrais do 07 de Abril, Dia da Mulher Moçambicana, na cidade de Maputo, local onde depositou uma coroa de flores na Praça dos Heróis. O dia coincide com a passagem do quadragésimo oitavo aniversário da morte de Josina Machel.

Durante a sua intervenção no local, o Chefe do Estado reconheceu os esforços da mulher moçambicana, na luta pelas conquistas nacionais, tendo-a encorajado a continuar a trabalhar, com persistência e resiliência, para o desenvolvimento do país, enaltecendo os esforços da mulher em ocupar cargos de chefia e sua inserção em todas as áreas de actividade.

O presidente da Republica, Filipe Nyusi, considera que “a mulher operária, camponesa, funcionária, estudante, mulher nas Forças de Defesa e Segurança, empregada doméstica, a mulher desempregada é nossa parceira no processo de desenvolvimento do país e por isso é imperioso que ela faça parte deste mesmo processo”.

O chefe de Estado fez uma actualização do trabalho que as autoridades desenvovem diariamente para minimizar os efeitos provocados pelo ciclone Idai, tendo em seguida se referido aos esforços tendentes a melhorar a condição dos afectados pelo Ciclone Idai, “começamos a fase de assistência humanitária dos afectados e face à eclosão  da cólera e outras doenças montamos centros de tratamento no dia 3 de Abril e iniciamos com a campanha de vacinação contra à colera que afecta algumas zonas de onde esperamos vacinar mais de oitocentas mil pessoas. A nossa prioridade, agora, é a reposição dos serviços sociais básicos como estradas, energia, água, comunicação, identificação de terrenos para o reassentamento efectivo das populações e avaliação de perdas e danos para facilitar o processo de recuperação e reconstrução”.

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos