O País – A verdade como notícia

Nyusi em Manica para avaliar desenvolvimento

O Presidente da República efectua, a partir de hoje, uma visita de trabalho de três dias a Manica. Filipe Nyusi vai escalar, sucessivamente, os distritos de Tambara, Guro, Manica, Gondola e a cidade de Chimoio, onde tem agendados encontros com os governos locais, reuniões com diversos segmentos da sociedade, comícios populares e visitas a empreendimentos de interesse económico e social.
Nyusi tem como ponto de entrada o distrito de Tambara, onde vai inaugurar a ponte sobre o rio Muira, uma importante infra-estrutura que mudou a vida naquela região, visto que, ciclicamente, ficava isolada durante a época chuvosa.
As obras, que arrancaram em 2013, foram executadas pela empresa portuguesa Soares da Costa, sob financiamento do Estado moçambicano. 
Em Tambara, Nyusi orientará um comício popular, antes de rumar para o vizinho distrito de Guro, onde, para além de também orientar um comício popular, vai dirigir a sessão extraordinária do governo provincial alargada a outros quadros, assim como inaugurar, já na sexta-feira, o Palácio da Justiça, também construído com financiamento do Orçamento de Estado. 
O empreendimento, concebido no quadro da expansão da rede judiciária, aglutina vários órgãos da administração da Justiça, nomeadamente, o Tribunal, a Procuradoria, o Instituto de Patrocínio e Assistência Jurídica (IPAJ) e a Polícia de Investigação Criminal.
Espera-se que o mesmo venha a beneficiar a população de Guro e dos distritos circunvizinhos de Tambara, Macossa e Báruè.
Ainda na sexta-feira, segundo a AIM, Nyusi vai trabalhar no distrito de Manica, onde, além de dialogar com a população local, visitará empreendimentos económicos dos sectores agrícola e mineiro, antes de se reunir com operadores deste último sector.
No sábado, o Chefe de Estado escala o distrito de Gondola, onde, entre outras actividades, vai inteirar-se das obras em curso de reabilitação da estrada Nacional número Seis (EN6), particularmente no cruzamento de Inchope, ponto de intercepção com a Estrada Nacional número Um (EN1).
Nesta deslocação, Filipe Nyusi faz-se acompanhar pelos ministros da Administração Estatal e Função Pública, Carmelita Namashulua; do Interior, Jaime Basílio Monteiro; dos Combatentes, Eusébio Lambo; do Mar, Águas Interiores e Pescas, Agostinho Mondlane; do Género, Criança e Acção Social, Cidália Chaúque; bem como por quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado.
 

Partilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

RELACIONADAS

+ LIDAS

Siga nos